quarta-feira, 26 de junho de 2013




























































         
            





A paz começa comigo

A paz no mundo começa dentro de mim quando me aceito, de corpo e alma e reconheço meus defeitos com compaixão, paciência e calma.

E em vez de me fragmentar em mil pedaços eu me coloco inteiro no que penso, sinto e faço... passageiro no tempo e no espaço!

Sem nada para levar que possa me prender. Sem medo de errar e com muita vontade de aprender.

A paz no mundo começa entre nós, quando eu aceito o teu modo de ser...
Sem me opor ou resistir e reconheço tuas virtudes, sem te invejar... ou me retrair!

E faço das nossas diferenças a base de nossa convivência. E, em lugar de te dividir em mil personagens...consigo ver-te inteiro... despido... real...

Sem nenhuma maquiagem...companheiros da mesma viagem, no processo de aprendizagem do que é ser gente e ser amigo!

A paz no mundo começa quando as palavras se calam e os gestos de amor se multiplicam...quando se reprime a vergonha e se expressa a ternura!

Quando se aceita a doença como parte do processo...e se enaltece a cura!

Quando se combate a normalidade que virou loucura!

E se estimula o desejo de melhorar a humanidade...de construir uma outra sociedade, com base numa outra relação...em que amar é a regra...e não mais a exceção!!!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Exercícios de visualização podem acelerar recuperação



Utilizada após cirurgia, técnica aumenta confiança, diminui estresse e melhora resposta ao processo inflamatório

junho de 2013
 
Jezper/Shutterstock

O processo de recuperação de uma cirurgia pode ser acelerado com exercícios de visualização, sugerem dois estudos. Um deles, publicado noScandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, acompanhou o pós-operatório de pessoas que passaram por uma operação no ligamento cruzado anterior do joelho. Durante seis meses, todos os voluntários receberam os cuidados médicos necessários, mas metade deles foi instruída pelos pesquisadores a praticar a ensaiar mentalmente, com regularidade, os exercícios da fisioterapia e a visualizar o processo fisiológico de recuperação – por exemplo, o tecido fibroso se reestruturando. O resultado: os participantes que aplicaram a técnica apresentaram maior estabilidade no joelho e menores níveis de hormônios do estresse. Segundo os autores do estudo, a imaginação ajudou a os voluntários a confiarem na própria recuperação, o que auxiliou na recuperação.

No segundo experimento, divulgado em fevereiro de 2012 na Brain, Behavior and Immunity, pacientes que tiveram a vesícula biliar removida foram divididos em dois grupos e um deles fez exercícios de visualização guiada, com técnicas de relaxamento, nos três dias antes da operação e na semana seguinte. “O relaxamento ajuda a reduzir o estresse, o que influi de maneira positiva no sistema imunológico, melhorando a resposta ao processo inflamatório”, diz Elizabeth Broadbent, co-autora do estudo e professora de medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os exercícios pré-cirurgia focavam em estar relaxado e pronto para a operação; os outros eram direcionados na recuperação do corpo. Os participantes eram incentivados a imaginar, por exemplo, oxigênio e nutrientes chegando ao local operado e contribuindo para a sua reconstrução, diminuindo o desconforto e trazendo alívio.

Apesar de o tratamento ter sido igual entre os dois grupos, o que realizou os exercícios de visualização relatou menos estresse e apresentou sinais mais evidentes de recuperação nas áreas operadas.

Fonte :  Mente e Cérebro 
(Mente e Cérebro é uma publicação mensal sobre psicologia, psiquiatria, psicanálise, neurociências e conhecimento. A revista aborda com seriedade e comprometimento ético assuntos como saúde, educação dos filhos, sexualidade, relacionamento afetivo e relações do trabalho. Tudo em edições ilustradas que oferecem uma visão clara e objetiva da área de saúde mental )